O live-action estrelado por Emma Stone conta a origem de uma das vilãs mais famosas da Disney, a Cruella de Vil. Desde que estreou o filme Cruella vem dominando as redes sociais. O longa vem chamando atenção do público por apresentar – além de ótimas atuações – um guarda-roupa fascinante e de tirar o fôlego inspirado na Londres punk dos anos 1970. O longa conta a história de duas personagens distintas Estella, como era conhecida antes de se tornar Cruella de Vil, a fashionista excêntrica, extravagante criativa e determinada, quer fazer um nome para si através de seus designs. Aliás, a figurinista responsável por criar o todas as peças é Jenny Beavan, figurinista vencedora do Oscar. No total, o longa-metragem apresenta 277 looks que caracteriza o elenco principal – somente a vilã despoja 47 figurinos diferentes. E olha que a estrela não é a única fashionista do filme. A seguir, confira os looks mais icônicos dessa obra cinematográfica.
1. Looks de trabalho
Enquanto ela acompanha a Baronesa, a linda Estella – usar óculos de grau e com seu cabelos ruivos –, seus looks são marcados, principalmente, com peças pretas ou famoso all black. Essas roupas também ilustram sua jornada na moda, já que Estella se torna mais minimalista e aerodinâmica no tempo e ainda ostenta seu estilo alternativo. Os looks totalmente pretos, por isso não é surpreendente que tenha escolhido este estilo como um de seus favoritos. Emma Stone colocou um toque punk nisso, usando botas militares de salto, calças desleixadas, uma jaqueta preta e boina. A vilã usará modelitos do auge do punk rock agregados a muita elegância.
2. O vestido em chamas
Se você se lembra de um momento fashion do trailer da Cruella, deixe-me apostar neste. Ela entra discretamente no famoso baile da Baronesa em uma capa branca até o chão, apenas para incendiá-la e revelar um vestido vermelho diabolicamente fascinante. Indiscutivelmente a roupa mais memorável do filme, o vestido vermelho certamente impressiona. É tão dramático quanto qualquer outro conjunto Cruella de Vil e tão elegante quanto qualquer vestido icônico da história do cinema. O vestido complementa a moldura e a cor da pele de Stone lindamente, criando um visual marcante que chama a atenção do público e nunca desiste. A linda máscara preta é o toque final perfeito para a roupa e o único acessório de que ela precisa. Não distrai, mas complementa o visual, tornando-o ainda mais deslumbrante.
A melhor parte? Esta é a sua própria opinião sobre um velho vestido Baronesa de 1965, um vestido peplum com um decote em coração que ela descobre na loja vintage de seu amigo Artie, amante da moda, em algum lugar perto de Portobello. “Consertei”, diz ela com orgulho ao concorrente. “Eu gostaria de causar um impacto.” E ela causa um impacto, declarando sua chegada com o sempre cativante “Hush” do Deep Purple no fundo.
4. Conjunto de couro preto
A primeira vez que vemos Estella na manhã depois de sua estreia dramática no baile, ela é uma visão de vingança em um conjunto de couro de duas peças brilhante com um padrão xadrez geometricamente arregalado: uma jaqueta de ombros bufante e uma saia elegante, completa com luvas com detalhes em tule e botas de salto alto. É uma roupa que sinaliza inequivocamente a fusão da antiga estética punk de Estella com a ostensiva extremidade glam-gótica de Cruella, e por um bom motivo. É quando Estella realmente passa para o lado negro, decidindo se tornar um com seu alter ego enquanto dá ordens aos seus melhores amigos e caminha pela cidade para planejar ambiciosa. “Quero criar arte e criar problemas”, diz ela. E quem se atreveria a questionar sua autoridade quando ela pisca por aí com aquela bengala intimidante?
5. The future
Cruella vira uma garota motociclista completa com este conjunto, um dos muitos que ela usa para ofuscar a Baronesa von Hellman. Ao contrário de suas outras roupas, sua maquiagem pode ser a peça mais atraente do conjunto, com as palavras “O Futuro” pintadas com spray como uma máscara sobre os olhos. O brilho labial deslumbrante é um toque legal para deixar o look ainda mais chamativo. Sua jaqueta não é nada fora do comum, mas há algum charme em suas calças douradas. A roupa pode ser a mais juvenil de todas as suas fantasias no filme, e é bom vê-la vestindo algo que alguém de sua idade pode ter usado nos anos 70.
6. Vestido para caminhão de lixo
A cena do caminhão de lixo deve ser o momento mais impressionante do filme. Enquanto a Baronesa dá uma entrevista, o caminhão para e libera a carga, que à primeira vista parece tecido descartado. Cruella então emerge de entre a bagunça, usando um vestido tão elaborado e dramático que chega a ser o melhor do filme. À medida que o caminhão se arrasta para frente, ganhando velocidade com Cruella pendurada na parte de trás, ele revela a cauda de 12 metros de seu vestido, supostamente uma colcha de retalhos feita de vestidos que pertenciam a uma das coleções antigas e desatualizadas da Baronesa.
O corpete e a parte superior da saia são rosa com alguns jornais dando um toque extra. No entanto, é o trem que comanda toda a atenção, voando atrás dela enquanto o caminhão se afasta. O vestido varrido pelo vento oscila e voa, fechando a sequência de figurino mais sublime do filme que grita: “O lixo de uma mulher é o tesouro de outra.”
7. Vestido de pétalas
Cruella desce uma grande escadaria em um vestido preto liso com decote em V e uma capa com detalhes em corrente e ombros quadrados – com seu cabelo de dois tons preso em um penteado bem elegante. Ela está na festa de gala conclusiva do filme, cercada por convidados, todos vestidos com um vestido quase idêntico, fornecido pela vilã antes do evento. A uniformidade propositalmente geométrica e militar dessa cena projetada para gerar caos e confusão é francamente de cair o queixo. Jenny Beavan e sua surpreendente equipe de cortadores, montadores e alfaiates simplesmente criam maravilhas, tendo vestido talvez centenas de figurantes com o mesmo visual, o que não é de forma alguma um feito pequeno.
10. Look com um terno preto
Este traje usado por Cruella em sua cena final é o que melhor traduz o estilo de seu eu do passado, Estella, na extravagante provocação de sua nova persona. Com um belíssimo terno preto, uma capa incrivelmente elegante (com uma alfaiataria impecável) em que os apliques geométricos que enfeitavam seu pescoço, agora se transformam em gargantilha. Não há muito a dizer sobre o visual de despedida da Cruella além de “Abram caminho para a nova dona da casa!” Ela estava claramente falando sério quando disse à Baronesa: “Eu vim para despejá-la”.