Bridgerton: é o guia para uma curta aula de história da moda

Bridgerton
Netflix: série Bridgerton. ©Cortesia da Netflix.

Bridgerton, a nova série da Netflix, está para ser lançada e esses são os fatos que você deveria saber sobre a moda da época e curtir seu guarda-roupa. Na série, inspirada nos romances de Julia Quinn, o esplendor do estilo do final do século 18 e o início do século 19 é retratado primorosamente, tal qual, dando aquele toque extra de fantasia, opulência e nostalgia a um drama que já nos fisgou desde a primeira imagem lançada.

Vamos fazer uma breve revisão da história da moda, dessa forma, um guia básico que nos permita desfrutar plenamente das vestimentas, dos penteados, dos acessórios e da forma como a moda definiu essas décadas históricas, e com isso, viver a experiência Bridgerton em sua totalidade.

Bridgerton
Joias e vestidos neoclássicos serão constantes em Bridgerton. ©Liam Daniel/Netflix.
Que épocas da moda iremos explorar na série Bridgerton?

Ao observar os detalhes das vestimentas podemos presumir que é o período da moda ao estilo Império (1800-1815) que governado na alta sociedade britânica. Porém, observando algumas imagens divulgadas, podemos intuir que os personagens mais adultos retêm detalhes da moda neoclássica (1785-1795) que se veem na pompa e nos excessos de suas vestimentas. Relacionando essas duas etapas, podemos deduzir que, sem dúvida, veremos uma forte presença da moda do Diretório, que foi instituído entre aproximadamente 1795 e 1800.

Bridgerton
A moda império. ©Liam Daniel /Netflix.
Quais detalhes se destacam da moda neoclássica?

Como mencionamos nos parágrafos anteriores, a moda neoclássica se destaca nos personagens mais antigos da série. Desta fase da moda, marcada pela Revolução Francesa, é herdado um pouco daquela suntuosidade que caracterizou a corte francesa. Na Inglaterra, o vestido ao estilo inglês – com estampa luxuosa, mas menos detalhes Rococó – é a grande referência de estilo.

Bridgerton
A moda neoclássica. ©Liam Daniel/Netflix.

As mangas compridas continuam a ser usadas, assim como as mangas, como costumamos chamá-las, sempre garantindo detalhes em renda que lembram a moda de Luís XVI, mas reduzindo a teatralidade. Na parte do decote, a cintura começa a subir, preparando a transição para a moda Império, da qual tomará o nome de vestido de corte império, o mesmo dos protagonistas de Bridgerton.

Na área dos cabelos, os penteados são largos e extravagantes (estilo Maria Antonieta). Nesta época, também era comum o uso de cabelos empoados, ou seja, que nada mais eram que cabelos cobertos de um tipo de pó branco, que lhe conferiria uma aparência acinzentada, volume, e maior garantia na fixação de penteados. A maquiagem continua em tom branco, herança da estética Versalhes, também era um diferencial de status, pois somente mulheres afortunadas podiam usar blush vermelho intenso nas bochechas.

Por que é importante conhecer a Moda do Diretório em Bridgerton?

Neste período de transição da moda falamos de dois elementos essenciais: a simplicidade e a liberdade, dois aspectos que se destacaram no final do século XIX com a descoberta e revalorização da cultura grega e que é imperativo saber compreender a evolução do estilo na série Bridgerton.

À moda do Diretório, o design torna-se mais simplista, preconizando a liberação do corpo, a começar pela eliminação do espartilho nos vestidos, a eliminação das crinolinas e o desuso do chato acolchoado nas saias ou vestidos.

Os vestidos ficam leves, com cintura alta, ou melhor, corte império. Nesse período de transição para a moda do estilo Império, a partir de 1800 mangas curtas, tornaram-se mais típicas, inicialmente às vezes transparentes, como no Portrait of Madame Récamier (1800), de David. O estilo evoluiu através da era napoleônica até o início da década de 1820, tornando-se gradualmente menos simples, após o qual os estilos vitorianos de ampulheta se tornaram mais populares, enfim. A forma dos vestidos também ajudou a prolongar a aparência do corpo. A roupa também pode ser usada para maximizar o busto. Além disso, fita, faixa e outras características decorativas foram usadas para destacar a linha da cintura.

Os vestidos de império eram muitas vezes com decote baixo e mangas curtas e, além disso, as mulheres costumavam usá-los como vestidos de noite. Por outro lado, os vestidos de dia tinham decote maior e mangas compridas. Embora houvesse diferenças entre vestidos de dia e vestidos de noite, contudo, a cintura alta não foi alterada.

Penteados com diversos adornos. ©Cortesia da Netflix.

Antes de mais nada, os penteados eram clássicos mais curtos, quando possível com cachos, eram menos controversos e muito amplamente adotados, e os cabelos descobertos mesmo ao ar livre. Porém, fitas eram usados ​​para amarrar ou decorar o cabelo, plumas de avestruz e também flores eram usados nos penteados. Durante esse período, a influência clássica se estendeu aos penteados. Frequentemente, as madeixas faziam alguns fios com cachos e, ás vezes, os cabelos eram compridos enrolados e soltos – influenciados pelos estilos grego e romano.

Quais são os elementos da moda estilo Império que veremos em Bridgerton?

Em primeiro lugar, este será o “ponto alto” do estilo que observaremos em Bridgerton. Desde já, o estilo Império em toda sua glória e sua transição para o estilo Regência tomam conta da lente da câmera com sua silhueta característica que acentua o peito e o decora com detalhes sutis. Assim também, capas chegam para complementar os vestidos, assim como os mantos e os casacos longos. Aliás, as mangas ainda são curtas, embora existam algumas variações para o vestido de baile com mangas compridas e bufantes.

Bridgerton, 2020. ©Cortesia da Netflix.

Uma das variações com o período do Diretório é a inclusão de penas, plumas, adornos de cabelos e exotismo nas joias. Elas mantinham os cabelos compridos e algumas mulheres mais ousadas optam por cortá-lo curto. Por último, os cachos são usados ​​da melhor maneira possível, permitindo que brinquem com a sua natureza em penteados sofisticados, mas livres .

A contagem regressiva já começou, a nova série da Netflix. Enfim, data é revelada, 25 de dezembro, uma data perfeita para iniciar a maratona de uma das tramas que ele garante nos levará aos romances dos séculos passados.


Comentar via Facebook

Comentário(s)