Vaselina: 20 maneiras de usar na sua rotina de beleza

Dicas de como usar vaselina na sua rotina de beleza. (Foto: Reprodução/Pinterest)

vaselina é uma substância incolor derivada do petróleo que se pode aplicar na pele (de forma correta), tem uso dermatológico, sabia? A principio, as suas aplicações variam desde a preparação de cremes e pomadas na área da saúde e, principalmente, na área da estética. É por isso que pode ser usado para muitos fins, não só nos cuidados da pele, mas também na maquiagem, unhas e cabelo são algumas das aplicações que a vaselina pode ter no dia-a-dia. . Além disso, este produto milagroso, é fácil de encontrar e acessível é do tempo da vovó! É por isso que hoje vamos contar-lhe os mil e um usos que você pode dar a um único frasco, além de várias dicas extras. Anote!


Uso de vaselina no rosto
Vaselina no rosto. (Foto: Billie)

Sobrancelhas alinhadas: Para aqueles com sobrancelhas finas e indisciplinadas, em uma escova ou varinha de rímel limpa, aplique uma gota de vaselina e passe nas sobrancelhas penteando na direção em que crescem (após a limpeza e antes da maquiagem) para definir e criar um efeito mais completo Quando o produto secar, a sobrancelha ficará intacta o dia inteiro.


Hidrata os lábios: A vaselina funciona como um protetor labial e, assim como a manteiga de cacau, hidrata a pele da boca. Uma boa medida para quem sofre com cortes e rachaduras nos lábios, seja por ressecamento natural ou por conta do tempo frio, é aplicar na região antes de dormir. Ao acordar, você terá lábios lisinhos e brilhantes.


Ilumina a pele: O iluminador acabou e você não consegue sair de casa sem uma make glow? O produto pode ser um ótimo substituto. Uma forma de conseguir um look molhado ou maquiagem gelatinosa em segundos é aplicar a vaselina (sem lambuzar demais o rosto para não deixar a pele com aspecto oleoso) nos pontos altos do rosto, como maçãs do rosto, arco de cupido, ponte do nariz e, se desejar, a pálpebra. Verá que o efeito amanteigado é imediato, e sem demorar horas no cuidado da pele!


Primer de olhos: Quando aplicada nas pálpebras, a substância dá impressão de sombra molhada, pra arrasar no efeito gloss. Além disso, ela hidrata a região e prolonga o efeito da maquiagem. Fácil e lindo! Cuidado, apenas, na hora de aplicá-la; a vaselina não deve entrar em contato direto com os olhos. Além disso, não provoca irritação na pele.


Cílios espessos: Você ama ter os cílios bem curvados? Diga sim, aos cílios naturalmente mais fortes, grossos, longos, suaves e ondulados, apenas aplicando uma fina camada de vaselina antes de dormir. Faça dia sim, dia não e comece a notar os seus efeitos!


Adeus cola de cílios: Sabe aquela cola de cílios postiços que não sai de jeito nenhum do olho? Com a vaselina ela sai. Passe um pouco sobre a região e retire a cola.


Remover maquiagem: Use a vaselina como demaquilante, passando o produto com a ajuda de um algodão sobre o rosto. Além disso, o uso regular da vaselina no rosto resulta em uma pele mais bonita.


Uso de vaselina na pele
Vaselina na pele. (Foto: Roman Kraft)

Curar pequenas feridas: Pequenas queimaduras, bolhas e pequenas feridas podem ser aliviadas aplicando vaselina diariamente. Se você tiver uma área muito irritada, coloque compressas de camomila antes da vaselina para reduzir a dor e a inflamação.


Suaviza cutículas e pele: Antes de fazer as unhas, aplique um pouco do produto nas cutículas para hidratá-las e, dessa maneira, facilitar a remoção das “pelinhas”.


Pintar as unhas: Além disso, também vale passar vaselina nos lados dos dedos quando for pintar as unhas, aplique um pouco de vaselina sobre a cutícula sem tocar na unha. Deste modo, ao pintá-las, evitando borrões.


Hidrata áreas ressecadas: É ótima para aquelas áreas mais ressecadas do corpo, como joelhos e cotovelos e calcanhares. Aplique e massageie suavemente.


Esfoliante caseiro: Aliados, a vaselina e o açúcar servem como um excelente esfoliante caseiro. Passe a misturinha no corpo úmido, deixe agir por alguns instantes e enxágue. Use a proporção de duas medidas de vaselina para uma de açúcar.


Dá brilho às tatuagens: Então, quando a tattoo estiver na fase de cicatrização, perdendo casquinhas, pode receber uma camada fininha de vaselina sólida. Ela também pode ser usada para deixar as tatuagens cicatrizadas mais brilhantes.


Ótimo para aliviar queimaduras solares: Tomou muito sol e ficou com a pele rosada? Passar vaselina na área afetada alivia a ardência e diminui a vermelhidão.


Alivia depois de depilar
Evitar vermelhidão e dor após a depilação é possível e o segredo é: vaselina. Como isso se aplica? Após a remoção dos pelos, espere alguns minutos e use uma quantidade moderada para confortar a pele.


Uso de vaselina em outras finalidades
Vaselina para outras finalidades. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Evite manchas de tinta: Pintar o cabelo em casa pode ser um desastre se não tomarmos as medidas de proteção necessárias, como usar luvas e uma camisa que você não gosta mais. No entanto, vaselina aqui também desempenha um papel importante, pois se você colocar uma boa cobertura na testa, nas orelhas e na linha onde cresce o cabelo, a tinta não vai deixar mancha!


Ajuda o perfume a durar mais: Se você quiser que as fragrâncias durem horas em sua pele, passe um pouco de vaselina nas partes onde passa o perfume, como no pescoço, pulsos, clavículas, atrás das orelhas ou na parte de trás do cotovelo e, quando for absorvido, borrife o perfume ali. Essa dica fará com que a essência esteja sendo liberada ao longo do dia e seu aroma dure mais.


Para criar uma sombra cremosa: Misture uma sombra de olho de sua preferência com um pouco de vaselina e ela irá deslizar em suas pálpebras!


Para ajudar a colocar brincos em furos que estão (quase) fechados: Aplique um pouco de vaselina na área ao redor do furo da orelha e no brinco para tornar mais fácil a tarefa de colocar um brinco em um furo antigo.


Ajuda a tirar anel preso no dedo: Quando você coloca um anel e não consegue tirar. Pois então, passe vaselina nos dedos! O efeito lubrificante ajudará nessa remoção.


  • Contraindicações:

De acordo com a tricologistas integrante da Associação America de Pesquisa em Cabelo (AHRS, na sigla em inglês), a vaselina não deve ser usada nos fios. Para tratar madeixas ressecadas, dê preferencia a óleos vegetais naturais ou industrializados, como o de argan“, elucida.


Outro ponto negativo da substância é que, por ser derivada do petróleo, ela não é biodegradável, ou seja, pode trazer impactos à natureza.


A vaselina não é muito indicada para utilização no rosto, especialmente em peles oleosas, pois pode apresentar efeitos comedogênicos (novos cravos) e entupir poros.


Isso pode interessar a você:


Comentar via Facebook

Comentário(s)