Aprender a economizar não é uma tarefa fácil, mas se a atual crise de saúde nos deixou algo, é a necessidade necessidade de fazê-lo. Partilhamos com você as dicas para alcançá-lo e começar economizar o seu dinheiro!
Que tal um pouco mais de dinheiro para reservar? A realidade, é claro, não é tão bonita. Os salários foram cortados, pequenas empresas faliram, as oportunidades de empregos desapareceram, autônomos não estão tendo renda, enfim. Mas, independentemente das circunstâncias, o surto de coronavírus vale como um lembrete de um dos princípios essenciais da administração do dinheiro: reservar uma porcentagem de sua renda para uma emergência. E agora é mais importante do que nunca. Aqui estão dez dicas práticas que ajudarão você a se encarregar de sua situação, economizar mais tempo, planejar melhor e construir e manter uma mentalidade saudável em torno da sua renda, além dessa pandemia sem precedentes. Veja abaixo o que fazer para diminuir gastos e economizar na pandemia:
-
Retome o controle
Você já viu seu saldo no banco e se perguntou para onde foi todo o seu dinheiro? Não é o melhor dos momentos. Ser claro quanto dinheiro você tem (ou não possui) é o primeiro passo para controlar suas finanças. O próximo passo é anotar seus objetivos, de curto a longo prazo. Determine quando você pode alcançá-los, desenvolvendo um orçamento realista, que leve em consideração sua renda e necessidades essenciais. Programe alguns minutos por semana para revisar e regular suas finanças para monitorar quanto está gastando e para garantir que não gasta demais.
-
Comece a economizar. Assim seja em pequenas quantidades
Não subestime o poder de economizar um pouco de cada vez. Mesmo as menores quantias de dinheiro podem se tornar grandes, então concentre-se nesses pequenos triunfos. Automatizar suas economias é uma ótima maneira de economizar para seu fundo de emergência sem muito esforço. Existem vários aplicativos de orçamento e economia que podem, ajudá-lo. Economizar dinheiro começa com bons hábitos financeiros e, embora nem sempre seja fácil, o mais importante é começar a fazê-lo. Também não deixe de encontrar a melhor taxa de juros para suas economias, mesmo que elas não sejam muito generosas no momento.
-
Diga “não” à sedução
Se você é uma das muitas pessoas que tendem a viver de salário em salário, é muito fácil acabar preso em um ciclo interminável. Como redefinir esse hábito e começar a economizar? Etapa 1: aprenda a apreciar o que você já tem, porque menos pode ser mais. Viver além de suas possibilidades e gastar todo o dinheiro que lhe custa tanto para ganhar com ‘coisas’ para acompanhar as famosas, por exemplo, as Kardashians/Jenner, não vai fazer você feliz a longo prazo. É difícil de engolir, mas é verdade.
-
Negocie as suas contas
Um pandemia pode causar grandes efeitos negativos sobre o orçamento. Portanto, não é hora de ficar constrangida para negociar suas contas. Se o motivo para atrasar o pagamento do aluguel ou despesas com despesas com educação é a perda de renda, busque negociar com o locador ou a escola ou faculdade. É possível pedir a suspensão dos valores por um determinado período e prometer pagar o valor devido em um prazo maior, de forma adicional a pagamentos futuros. Também é o momento de verificar se outra operadora de telefonia não oferece um preço mais em conta por serviços como internet e telefone.
-
Crie um fundo de emergência e considere investir
Os fundos de emergência são a espinha dorsal de um plano financeiro – pessoal robusto. Não há como se segurar totalmente diante das adversidades, mas com os três a seis meses recomendados de custos de manutenção separados, se o inesperado acontecer (olá covid-19), você terá um colchão à mão para cuidar de suas necessidades imediatas. Depois de pagar as maiores dívidas e reservar o suficiente para um fundo de emergência e para suas metas de curto prazo, considere investir no longo prazo. É mais arriscado, mas seu dinheiro funcionará melhor. Considere que, se você possui uma pensão, você já é um investidor. Seu ‘eu’ do futuro será muito grato a você.
-
Seja honesta sobre as assinaturas que você usa (e as que não usa)
Você realmente precisa de todas essas assinaturas? Não estou negando que a Netflix e as aulas de inglês possam ser classificadas como essenciais durante está quarentena, mas as assinaturas que você não usa (ou que até esqueceu que tinha) valem a pena revisar e cancelar. Verifique os extratos da sua conta e as assinaturas do seu telefone, faça uma lista de tudo o que você paga mês a mês e cancele o que não precisa (desmarque a opção “renovação automática”). Tire um tempo para fazer essa verificação.
-
Ganhar algum dinheiro extra limpando o armário
Ganhar dinheiro com coisas que não queremos mais nunca foi tão fácil. Um armário cheio de roupas que você não gosta e não usa, não traz alegria e faz você se sentir fora de controle, e esse sentimento de desamparo se infiltra em outras áreas da sua vida, incluindo a maneira como você lida com suas finanças. Limpar o armário também pode ser uma ótima maneira de financiar a próxima peça em que você deseja investir, portanto, organize-se.
-
Pratique gratidão e doe
Pessoas agradecidas são pessoas felizes. A gratidão pode mudar sua vida, porque faz você apreciar o que tem em vez do que não tem, e dar aos outros é benéfico para o nosso bem-estar mental e até físico. Se você não se sentir muito bem com dinheiro, pense em colocá-lo em uma boa causa, como doar para uma instituição de caridade ou ajudar alguém. E lembre-se: qualquer dificuldade relacionada ao coronavírus que você esteja tendo está além do seu controle e não é sua culpa.
-
Resista à tentação do comércio online
Estar isolado em casa, em um momento de crise, pode ser um gatilho para se presentear com compras desnecessárias. Apesar de permitir driblar a tentação de uma vitrine, a quarentena pode incentivar a busca pelo consumo online, que está à mão. Pode ser interessante também deixar de seguir algumas contas nas redes sociais que funcionam como um incentivo para compras.
-
Não seja radical
Vá com calma e não seja tão radical na hora de listar o que fica fora do orçamento e o que não, logicamente se tiver ainda um fôlego financeiro para isso. Em um momento caótico, determinados gastos podem tornar a vida mais “suportável” nesse momento, como pedir uma pizza no final de semana.
DICAS: da Emilie Bellet, nascida em Paris e sediada em Londres, é financiadora e fundadora da Vestpod, a plataforma dedicada a ajudar as mulheres a aprender a administrar seu dinheiro. DICAS: DA Vera Rita de Mello Ferreira, doutora em psicologia social pela PUC, autora dos primeiros livros de psicologia econômica do Brasil e consultora e professora do Vértice.