Como fortalecer as unhas? Algumas dicas e cuidados essenciais para ter unhas saudáveis e bonitas

unhasVocê sofrer com unhas quebradiças e fracas? As unhas fracas e quebradiças são reclamação muito comum entre as mulheres que desejam ter unhas longas e bem saudáveis. A falta de cuidados e outras questões do dia a dia podem fazer com que as pontinhas das unhas fiquem mais frágeis e consequentemente quebrem com facilidade – mas, com alguns cuidados, é possível ter unhas fortes e saudáveis. Se você quer ter unhas longas e fortes, mas elas vivem quebrando, essa matéria é perfeita para você. Separamos 5 dicas fáceis para incluir no dia a dia com o que fazer – ou deixar de fazer – para acabar de vez com a quebra.


 Capriche na hidratação das unhas

Uma das medidas mais importantes para deixar as unhas mais fortes é não abrir mão da hidratação. Por isso, se elas estão frágeis e quebradiças, é recomendado hidratá-las. Aposte em cremes específicos para as unhas. Os óleos podem complementar o cuidado e podem ser usados diariamente. Assim, você ajuda a combater o ressecamento e, consequentemente, a amenizar a quebra.


Evite retirar totalmente as cutículas

Que tal hidratar as peles em volta da unha em vez de retirá-las? É verdade que, aqui no Brasil, retirar totalmente as cutículas se tornou um costume muito popular na hora de fazer as unhas. Mas, se suas pontinhas dos dedos estão frágeis e quebradiças, pode ser melhor repensar o hábito. Isso porque, além de facilitar a entrada de infecções, tirar totalmente as cutículas pode enfraquecê-las.


Use luvas na hora das atividades domésticas

Na hora de atividades domésticas com algum produto químico, não deixe de usar luvas para deixar as mãos protegidas. Por causa da ação agressiva da fórmula, essas substâncias podem ressecar e agravar o enfraquecimento ao entrarem em contato com as unhas.


Não deixe as unhas de molho por muito tempo

Muita gente não sabe, mas a água também pode ser uma das responsáveis pelo enfraquecimento das unhas. O que acontece é que como elas absorvem o líquido com muita facilidade, o aparecimento de fungos que se alimentam da queratina da região é estimulado, pois o esmalte acaba sendo aplicado nos dedos ainda úmidos. Por isso, para impedir que o problema piore, a dica é trocar a prática de deixar os dedos de molho pela aplicação de hidratante para amolecer as cutículas. Mas, para quem não abre mão do potinho com água, a recomendação é deixá-las no recipiente por pouco tempo e secar bem antes de usar o esmalte.


Não pule etapa da base: dê preferência para as bases fortalecedoras

Quem tem unhas frágeis, que quebram com facilidade, deve dar preferência às bases de tratamento. Ajudar a deixá-las mais forte e saudáveis. Além disso, ajuda no crescimento delas. Selecionei quatro bases fortalecedoras – é só clicar nos links: aqui, aqui, aqui e também aqui.


 Use removedor de esmalte no lugar da acetona

Troque acetona tradicional por removedor de esmaltes. Por ser um solvente muito forte, a primeira pode ressecar as cutículas e deixá-las quebradiças ou esbranquiçadas; já a segunda, além de sua composição mais suave, ainda conta com a vantagem de ter componentes hidratantes que minimizam o ressecamento.


Mantenha uma boa alimentação

As vezes elas podem está fracas por faltar de alguma vitamina e nutrientes – como zinco, cálcio e proteínas – no seu organismo, as unhas podem ficar mais frágeis. Se você quer que as pontinhas dos dedos fiquem bonitas e fortes, é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada.


Deixe a unha respirar

Por fim, uma regrinha essencial para levarmos para toda a vida: as unhas precisam “respirar”! É tentador querer as unhas sempre bem feitas e pintadas, mas precisamos dar intervalos entre algumas esmaltações para garantir que suas unhas oxigenem e não ganhem aquele aspecto, nada saudável, de coloração amarelada – sem falar que a falta desse respiro possa ser uma das principais ações contra as desejadas unhas fortes e saudáveis.

Curtiu as dicas ou tem mais alguma para sugerir pra gente? E você, tem mais alguma dica para dar pra gente?


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *