Argila verde: conheça os benefícios e para que serve

Benefícios da argila verde
Benefícios da argila verde. (Foto: Divulgação/Pinterest)

Argila verde, também conhecida por argila verde francesa (french clay), foi chamada por séculos por conta das pedreiras de rochas no sul da França, que renderam a maioria dos depósitos de argila do mundo. O que é? Sua origem vem de rochas vulcânicas. É um tipo de mineral composto por cálcio, óxido de ferro, enxofre, alumínio, manganês, magnésio, sílica, zinco, cobre e fósforo. Suas composições são benefícios no tratamento terapêutico para uma enorme variedade de problemas de saúde. Entre os diversos tipos disponíveis no mercado, a argila verde é uma das preferidas principalmente por controlar o excesso de oleosidade da pele, característica que incomoda a maioria das brasileiras – além de ser uma alternativa barata e eficaz para cuidar da beleza sem sair de casa.  

A argila verde é usada na medicina alternativa, tanto externa quanto internamente, por muitas razões, mas principalmente para limpeza e desintoxicação por causa de suas vastas propriedades absorventes. Ela também é usada para aliviar cólicas menstruais, enjôos matinais, indigestão e azia. Confira seus benefícios abaixo:

Desintoxicação e Limpeza

As propriedades de desintoxicação da argila verde são amplamente reverenciadas por profissionais de saúde e esteticistas. De acordo com um estudo publicado na Clay Minerals, a absorção de diferentes argilas foi estudada, e a argila verde foi considerada uma maneira ideal e econômica de limpar metais pesados ​​das águas residuais da indústria.



Você pode usá-la de maneira semelhante para limpar seu sistema digestivo e eliminar toxinas. A dose recomendada é de uma colher de chá de pó de argila verde, misturado a 200ml de água. Deixe repousar durante a noite, mexa com uma colher de plástico (a de metal pode oxidar o produto) e beba com o estômago vazio, antes de se levantar ou antes de dormir. Este regime pode ser repetido todos os dias por 21 dias e depois retomado após um intervalo de uma semana. Lembre-se de confirmar com a loja onde você está comprando a argila se o produto é destinado ao consumo.


Cólicas menstruais e enjôos matinais

As cólicas menstruais são tratadas interna e externamente com argila verde. As mulheres que sofrem bastante podem beber a mistura de água e argila durante as primeiras três semanas do seu ciclo menstrual. Durante a menstruação, recomenda-se fazer uma pausa na mistura de argila e aplicar um pouco dela quente no abdome inferior.

A argila verde também tem sido usada com sucesso como tratamento para náusea. Rebecca Frey, no artigo “French Green Clay”, publicado na Encyclopedia of Alternative Medicine, afirma que ela foi usada para “limpar o trato digestivo, tratar náuseas ou outros distúrbios gástricos, aliviar cólicas menstruais ou aliviar dores de garganta.”


Primeiros socorros

Como um bálsamo calmante e reparador para cortes, arranhões, pequenas feridas, entorses, pequenas queimaduras, picadas de insetos e músculos doloridos, a argila verde pode ser transformada em pasta e aplicada diretamente na área afetada. A argila trabalha bem em cortes, arranhões e feridas retirando a infecção. Diz-se que é um remédio reconfortante para dores nas articulações e músculos, especialmente quando combinado com os óleos essenciais de alecrim ou lavanda.



Tratamentos de beleza

As propriedades absorventes da argila verde funcionam em tratamentos de beleza, retirando impurezas e toxinas da pele, tonificando e reafirmando enquanto estimulam a circulação. São usadas para controla a oleosidade da pele  e acneicas por suas propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas, que ajudam a combater espinhas e cravos, além de regular a produção de sebo da cútis e fechar os poros do rosto. Ameniza bolsas e olheiras: as propriedades absortivas e desintoxicantes da argila verde atenuam as olheiras e bolsas por melhorarem a vascularização da pele e drenagem local, descongestionando a região. Por sua ação revitalizante, também promove um leve efeito lifting.



Desintoxica o couro cabeludo: também é desintoxicante e anti-inflamatória e combate a oleosidade do couro cabeludo, a dermatite seborreica (caspa), psoríase e a calvície, pois além de absorver o excesso de óleo produzido, também promove uma descamação local que contribui para a limpeza e o crescimento saudável dos fios. Ajuda a tratar a celulite: a ação descongestionante, tensora e anti-inflamatória da argila verde auxiliam na eliminação de líquidos retidos. Protege unhas e cutículas: a argila verde tem função protetora contra bactérias e fungos e, por isso, é uma aliada e tanto contra doenças e micoses que possam acometer a região. Devido ao seu potencial regenerador, cicatrizante e hidratante, o mineral também é capaz de acalmar a pele das agressões causadas pela retirada das cutículas na manicure.



Como usar: Se você tiver uma pele seca ou sensível, use uma máscara de argila apenas uma vez por semana, pois ela absorverá a umidade da pele, juntamente com quaisquer impurezas. As máscaras de argila verde podem ser compradas prontas, ou você pode misturá-las com argila em pó, adicionando aloe vera se a pele for sensível ou 4 ou 5 gotas de óleo de jojoba se a pele for oleosa.

  • ONDE COMPRAR: ARGILA VERDE?

  • Gostou dos produtos? Observação: para comprar os produtos – é só clicar nas fotos!

LEIA TAMBÉM

Cinco dicas para adicionar cubos de gelo na sua rotina de beleza
Beleza: Vitamina C para ter uma pele perfeita
Nós amamos skincare: 8 dicas para ter uma pele perfeita


Gostou da nossa matéria? Acompanhe no Pinterest e Instagram para ver mais conteúdos.


Comentar via Facebook

Comentário(s)