Pele oleosa: Nove dicas infalíveis e fundamentais para cuidar

Se tem algo em comum que muitas pessoas tem é o excesso de oleosidade da pele. Caso também sofra com esse male e os cuidados nem sempre é bem-sucedido, mas será que está tendo os cuidados corretos da sua pele? Não incluir somente produtos (que é essencial), porém uma rotina de cuidados importantes que devem ser seguidos todos os dias. Veja oito dicas infalíveis e fundamentais que vão te ajudar nessa jornada de pele oleosa. Confere só:


  • Limpe a pele corretamente

Evite esfregar sua pele duramente com uma toalha, uma luva esfoliante ou bucha. Delicadamente, lave-a com um pano macio ou com as mãos. Sempre enxágue bem e seque o rosto com uma toalha limpa.


  • Ingerir bastante líquido

A hidratação da pele também pode ser feita com a ingestão de bastante líquido durante o dia. Dê preferência para água. Independente de qual seja seu tipo de pele. O indicado é consumir pelo menos 2 litros por dia.


  • Usar protetor solar sempre

O uso diário do protetor solar é indispensável para todos os tipos de pele, mas um detalhe faz toda a diferença na hora de escolher o produto: é obrigatório optar por um protetor solar específico para pele oleosa, por exemplo, oil free (livre de óleo, ou seja, um cosmético oil free não produz a sensação de oleosidade quando aplicado sobre a pele) e não comedogênicos (produtos que não entopem os poros). Outra dica essencial é usar o filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados. A radiação emitida, tanto pelo sol quanto pela iluminação artificial, aumenta a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Por isso que pessoas que têm pele oleosa precisam do filtro, justamente para o controle da oleosidade.


  • Use hidratante próprio para pele oleosa

Use sempre hidratante, pois mesmo as peles oleosas dependem de uma boa hidratação. Hoje existem hidratantes específicos para peles oleosas, que hidratam ao mesmo tempo em que conferem efeito matificante na pele, reduzindo o brilho e auxiliando na redução do sebo. Portanto, confira se o hidratante é realmente voltado para pele oleosa antes de usá-lo.


  • Não lavar o rosto muitas vezes ao dia

Lave o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, e prefira água fria a morna nas lavagens do rosto. Para evitar o problema, o ideal é fazer uma limpeza usando sabonete indicado para peles oleosas. Essa rotina já é suficiente para garantir uma pele bem limpa sem prejudicar a oleosidade. Assim, evita-se o ressecamento da pele e a produção exacerbada de sebo. Quem lava o rosto muitas vezes ao dia está caindo em uma armadilha: quando a pessoa retira o sebo do rosto durante a lavagem, estimula a pele a produzir ainda mais gordura para repor o que foi eliminado.


  • Use menos produtos

Uma boa dica para quem tem pele oleosa e/ou acneica: na hora de escolher e usar os produtos, ‘menos é sempre mais’. Ou seja, priorize produtos multifuncionais, como um filtro solar que hidrate, proteja, controle a oleosidade da pele e tenha cor (funcionando como base) . Ou então, um sérum com ação antioxidante, matificante e clareadora. Antes de usar qualquer produto no rosto veja se ele é não-oleoso ou não-comedogênico, e sempre prefira séruns ou loções leves em vez de cremes.


  • Evitar ambientes com ar-condicionado

O ar-condicionado não é grande amigo de quem tem pele oleosa. O problema é que ele resseca o ambiente, o que favorece a desidratação da pele. Diante disso, o organismo entende que precisa aumentar a produção de óleo. Se não for possível evitar esses locais, invista na ingestão de líquidos para hidratar bem o corpo. Com isso, o efeito do ar-condicionado na pele poderá ser menor.


  • Utilize máscara de argila verde  

É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. ela ajuda a remover o excesso de oleosidade e secar cravos e espinhas de quem muitas vezes também lida com a acne. Além de melhorar a reconstrução dos tecidos e a reprodução celular. Só tem benefícios.


  • Retirar a maquiagem no final do dia

Use maquiagem com moderação. Durante uma crise de acne, evite usar base, pó ou blush. Se você tiver que usar maquiagem, lave-a no final do dia. Se possível, escolha cosméticos sem óleo, sem corantes e produtos químicos adicionados. Escolha maquiagens rotuladas como ‘não-comedogênicas’, o que significa que não devem causar acne. O uso de maquiagem não é prejudicial para quem tem pele oleosa, especialmente quando o produto foi desenvolvido para esse tipo de pele. A tecnologia aplicada atualmente permite que a maquiagem diária não acarrete problema algum. Porém, quando os produtos usados no rosto não são retirados corretamente podem, sim, prejudicar a pele.

Agora que você já sabe quais são as fundamentais para ter uma pele sem oleosidade não deixe de conferir quais são os produtos que auxiliam nessa missão. Confira a seção de tratamento para ter uma pele perfeita! Quer experimentar?

1. Escova De Limpeza Facial Elétrica Pele Oleosa  – Foreo Luna 2 (compre aqui)

Descrição do Produto: Escova elétrica de limpeza facial para peles oleosas. Limpa de forma profunda e massageia.


2. Hidratante Protetor Controle de Oleosidade e Brilho – Nivea (compre aqui)

Descrição do Produto: Enriquecido com Algas marinhas, proporciona sensação de hidratação duradoura, com toque seco. Com FPS 30, ajuda a proteger contra a ação do sol e o envelhecimento preçoce da pele.


3. Sérum Effaclar Anti-Idade Corretor Para Pele Oleosa –La Roche Posay (compre aqui)

Descrição do Produto:


3.0 Loção Renovadora para Peles Normais a Oleosas – Clinique (compre aqui)

Descrição do Produto: Loção esfoliante de uso diário, para a pele mista à oleosa. Realiza esfoliação química para pele sem brilho


5. Sabonete Refrescante Esfoliante – By Samia (compre aqui)

Descrição do Produto: Produzido com óleo essencial de tea tree e sementes de apricot, é ideal para retirada de células mortas e limpeza de pele. A semente de apricot proporciona uma leve esfoliação além de massagear de forma delicada. Ideal para retirada de células mortas. A semente de apricot proporciona uma leve esfoliação além de massagear de forma delicada. O óleo essencial de tea tree possui ação antisséptica, bactericida, antifúngica e emoliente. Indicado para peles oleosas e acneicas, para higienização e emoliência.


8. Normaderm Skin Balance – Vichy (compre aqui

Descrição do Produto: Pela 1ª vez, um cuidado antioleosidade equilibra os dois maiores desejos da pele oleosa: controle da oleosidade, sem ressecamento e sensação de pele limpa duradoura. Desenvolvido no brasil, especificamente para a pele brasileira.


10. Hidratante Facial Peles Oleosas – Clinique (compre aqui)

Descrição do Produto: Hidratante facial com FPS 15 para pele mista à oleosa. Minimiza rugas, linhas e proporciona hidratação.


11. Creme Hydro Boost Water Gel – Neutrogena (compre aqui)

Descrição do Produto: O hidratante facial neutrogena hydro boost water gel combina uma exclusiva textura ultraleve gel não oleosa.


12. Gel Microesfoliante Derme Control – Nupill (compre aqui)

Descrição do Produto: Gel micro esfoliante facial que possui microesferas que promovem leve esfoliação da pele, removendo o excesso de oleosidade, sujeira e células mortas que podem obstruir os poros levando à formação de cravos e espinhas.


13. Kit Anti Acne e Espinha Cravo Tratamento Completo – Abelha Rainha (compre aqui)

Descrição do Produto: Acnew creme de limpeza facial ( 5 Em 1 ) 55 g: Limpa e esfolia controlando a oleosidade da pele, deixando-a livre de cravos e espinhas. Acnew secativo de espinhas em bastão 3,6g: Trata redutor de acne. Acnew sabonete líquido facial anti-acne 120ml: Limpeza profunda. Age diretamente sobre a acne. Deixa a pele limpa e livre de cravos e espinhas. Acnew loção facial clareadora para marcas de acne 120ml: Combate diretamente as espinhas, elimina sardas e manchas lentamente, devolvendo a maciez e elasticidade da pele. Acnew loção Amoçecedora de acne e cravos 120ml.


14. Esponja de Limpeza Facial – Océane (compre aqui)

Descrição do Produto: Uma esponja multifuncional que serve tanto para limpar o rosto, quanto para massageá-lo, melhorando assim a circulação sanguínea. Esta esponja é ótima para esfoliar a pele, removendo células mortas e outras impurezas. Com um formato anatômico, a parte superior da octopus sponge possui minúsculas cerdas de silicone que limpam os poros, ajudando a remover até mesmo cravos e restos de maquiagem. Já a parte inferior possui cerdas de silicone mais firmes, ideais para uma massagem revigorante.


15.  Kit 2 Água Micelar Solução de Limpeza Facial 5 em 1 – L’Oréal Paris (compre aqui)

Descrição do Produto: A Água Micelar de L’Oréal Paris demaquila com facilidade e limpa profundamente a pele, removendo a poluição e a oleosidade, tonificando e reequilibrando a pele de forma eficaz e suave. São 5 benefícios em um único produto: limpa, demaquila, purifica, suaviza e reequilibra. Pode ser utilizado até mesmo em peles mais sensíveis. Sua fórmula não é oleosa, e não é necessário enxaguar o rosto após o uso. Indicado para todos os tipos de pele, incluindo peles oleosas ou sensíveis. A Água Micelar Solução de Limpeza Facial 5 em 1 L’Oréal Paris é composta por partículas chamadas de micelas que agem como ímãs captando e eliminando as impurezas e a maquiagem da face. Aplicar a Água Micelar, de manhã e à noite, sobre um algodão e em seguida passar suavemente sobre a pele do rosto, lábios e olhos. Não é necessário enxágue. Apenas para uso externo. Repita a operação até que o algodão esteja perfeitamente limpo.


Curtiu as dicas ou tem mais alguma para sugerir pra gente? E você, tem mais alguma dica para dar pra gente? Aliás, os pré-requisitos para montar esta lista foram o preço e a qualidade! E aí, curtiu? Já usou algum destes? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Mdemulher

LEIA TAMBÉM


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *