Livros interativos pra você amar

livroin1A nova vibe da literatura são os livros interativos. Eu estou numa fase de amor por esses livros interativos. Desde quando foi lançado o Destrua Este Diário em português, e começou virar febre no Brasil, acho que todo mundo ficou na curiosidade com esse tipo de livros. Inclusive eu, que sair vasculhando a internet pra ver como era esse tipo de livro. É interativo ajudar a despertar a criatividade, e para quem está procurando algo pra se divertir, relaxar, treinar habilidades artísticas que você não imaginava que teria. Pensando nisso, montei um top com livros 12 incríveis pra vocês ler. Confira a listinha.

livro-interativos

“Destrua Este Diário “– Keri Smith – Editora Intrínseca

Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir.

“O Livro do Bem” – Ariane Freitas e Jessica Grecco –  Editora Gutenberg

Este é um livro diferente, porque é sobre alguém muito especial: você. É um espaço para você fazer coisas que vão colocar um sorriso no seu rosto e deixar sua vida mais alegre e feliz. São pequenas e grandes atitudes que vão lembrar você que tudo sempre pode ser melhor e mais divertido se a gente der uma chance, e que cada segundo da vida vale a pena até quando a gente tende a não a acreditar muito.
Este é um livro sobre amor, felicidade e alegria de viver. Mas ele só vai acontecer completamente se você topar embarcar nessa loucura fazendo-o seu de verdade. Cada minuto que você dedicar a estas páginas farão com que este livro se torne mais completo e mais seu. Então vem!

“Listografia” – Lisa Nola – Intrínseca

Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, Listografia o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas.

Esta é, acima de tudo, uma reflexão leve e sensível sobre os nossos interesses, nossa memória e nossos sonhos, e as páginas preenchidas podem servir de lembrança para os momentos de nostalgia ou revelar características intrigantes e inusitadas do seu dono. • Com proposta semelhante a sucessos como Destrua este diário e Termine este livro, Listografia é completamente interativo, convidando o leitor a intervir na obra e criar suas próprias listas.

“Uma Página de Cada Vez” – Adam J. Kurtz – Paralela

Leitores de ‘Destrua este Diário’ irão adorar este livro. “Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página.” No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.

“Mandalas Mágicas” – Nina Corbi – Vergara & Riba

Quando o Sol se põe, o negro da noite nos cerca e a escuridão nos envolve em seu mistério. Talvez este seja o motivo do preto ser considerado uma cor que favorece a autoanálise. Ao mesmo tempo em que representa a ausência de luz, esta cor tem o poder de destacar as outras cores. Ao pintar as Mandalas mágicas 1 e 2, você perceberá que elas vão transformar as energias negativas em positivas. A experiência de pintar será algo ainda mais transcendental, pois é da escuridão que nasce a vida.

“Construa seu Diário” – Marcelo Augusto –  Discovery

O Livro “Construa seu Diário”, tem como proposta um perfil diferente sobre o diário e seus relatos, cada página será uma surpresa para você preencher, se surpreenda com uma nova experiência e aceite nosso convite para viajar e libertar sua criatividade.

livro-interativos-0“What I Wore Today” – Gemma Correll – Editora Spruce

Doodle-se em um ícone de estilo.

Você já percebeu como o que você faz em um dia tem bastante a ver com o que você está vestindo? Você se esquece de seus óculos, você perder o ônibus. Você usa cueca da sorte e de repente tudo vai pelo seu caminho. Nem todo mundo quer seu jornal para ser sobre sentimentos e poesia ruim, assim que começar a rabiscar sobre o que você usava e soma-se num piscar de olhos o que é ser você. Deixe sua imaginação correr solta. Use o nosso pequeno manequim a esboçar-se em um flash e preencher os espaços em branco sobre o dia – seus altos, seus pontos baixos, eo que você andou fazendo. Você pode criar seus itens de moda ideais, de sapatos a guarda-chuvas, de modo que você pode ser tão criativo com o seu estilo como você gosta.

“Diário da Seleção” – Kiera Cass – Editora Seguinte

Jardim Secreto Baseado na série best-seller de Kiera Cass, este diário traz uma atividade para cada dia do ano. Com design especial, o livro propõe que as fãs reflitam sobre o universo da série, escrevam sobre si mesmas, imaginem o que fariam caso fossem rainhas, criem desenhos, façam colagens, elaborem listas… e depois compartilhem tudo com as amigas!

“Jardim Secreto” – Johanna Basford – Sextante 

Bem-vindo ao meu mundo secreto!
Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida.

Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse.
“Jardim Secreto” é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.

“O Livro Que Faz Você Megafeliz” – Françoize Boucher – Editora Pá de Palavra

Atenção, esse não é um manual de psicologia nem de autoajuda para leitores adolescentes, é antes uma obra que ironiza a moda da autoajuda. Um livro lúdico e poético que explica a felicidade aos adolescentes em cinco capítulos, apoiados em ilustrações irresistíveis, sem cair em clichês, com uma linguagem justa que nem sempre se encontra por aí. Bom humor e fantasia para abordar algumas das grandes questões da existência: como reconhecer a felicidade quando ela se apresenta? Quais são os ingredientes básicos da felicidade? O que é que pode nos tornar ainda mais felizes? O que se deve evitar a todo custo para viver feliz?

“Termine Este Livro” – Keri Smith – Intrínseca

Keri Smith, autora de Destrua este diário, estava passeando por um parque quando encontrou um livro de conteúdo profundamente misterioso. As páginas, soltas e embaralhadas pelo vento, pareciam incompletas, e a capa, quase ilegível, exibia as palavras “Manual de instruções”. Diante desse material curioso, ela decidiu transferir para outra pessoa o desafio de decifrar o que há por trás dessa história estranha. E é você, leitor, quem tem a missão de completar o conteúdo da obra desconhecida. Mas não se preocupe: Smith jamais o deixaria desamparado. Antes de revelar os segredos desse estranho manual, você precisa passar por um treinamento intensivo nas artes da espionagem e da investigação. Aprenda a decodificar mensagens criptografadas, reconhecer padrões ocultos no ambiente e usar a criatividade para dar a objetos comuns utilidades extraordinárias. Mais que um meio de estimular a imaginação, “Termine Este Livro” é uma reflexão delicada sobre a interação entre o leitor e a obra e como os livros se entrelaçam com nossas vidas.

“Eu + Você = Nós” –  Lisa Currie – Benvirá

‘Eu + você = nós’ é um livro interativo para dividir e preencher com uma ou mais pessoas especiais: amigos, namorado(a), familiares. Com enunciados que instigam conversas, troca de ideias e muita diversão, cada página deste livro foi pensada para ser preenchida a dois. Aqui não existem regras ou respostas erradas, basta apenas estar aberto para colocar no papel – com muitos lápis de cor e canetinhas – quaisquer pensamentos que vierem à mente. Quando finalizado, este livro se transformará em uma incrível cápsula do tempo que guardará suas melhores lembranças.

Quais desses livros interativos  que vocês ficaram com vontade de ler? Contem também nos comentários quais são os seus preferidos e qual livro também deveria estar aqui.


Comentar via Facebook

Comentário(s)

23 comentários em “Livros interativos pra você amar”

  1. Eu tenho o livro do bem e o destrua este diário mas devo admitir que para mim só foi empolgante mesmo na hora. Comprei super animada, fiz umas 3 ou 5 páginas, guardei e não peguei nunca mais. hahaha

    Agora eu quero um daqueles de pintar que parece ser bem legal também mas acho que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com os outros. 😡

    Beijos!

  2. Tenho apenas dois, o Destrua este diário e O diário da Seleção.O Destrua este diário ainda não fiz nada, mas lembro quando ele foi lançado aqui no Brasil, fiquei namorando por meses. E o da seleção já fiz até que bastante coisas. Quero muito ter o Jardim secreto e o livro do bem <3
    Beijos

Deixe uma resposta