Flat Lay: dicas para criar fotografias incríveis no seu Instagram

Você pode até nunca ter ouvido falar em “flat lay”, mas, com certeza já viu muitas fotos nesse estilo no seu Instagram. Trata-se de uma técnica de fotografia, na qual os objetos que compõem a imagem são alinhados em uma superfície plana e registrados de cima para baixo, valorizando, a composição e os detalhes de cada peça. Aposto que você também tem vontade de sair reproduzindo fotos assim no seu feed, acertei? Calma, separei algumas dicas e referências para te ajudar a criar suas fotos com esse estilo e fazer sucesso nas redes sociais. Olha só:

1. Fundo

Começamos com uma dica principal, o fundo é um dos pontos importantes na hora de tirar a foto. Você deve escolher fundos que não briguem com os objetos, é fundamental. Prefira em tons clarinhos com aspecto mais clean, cores lisas e neutras: como mesas de mármore ou de madeira, mas se você não tem itens assim em casa, use uma folha branca ou cartolinas e não terá erro. Sim, também dar para usar lençóis ou toalhas em tons claros funcionam super bem! Uma grande vantagem dos fundos neutros, é que combinam com tudo, e torna mais fácil a produção da sua foto. Porém, caso queira usar um fundo diferente, sem problema, o importante e que os objetos se destaquem mais, e depois, é só clicar.

2. Escolha um tema

Não é só de fotos de moda que viver os flat lay. Escolha temas que tenha a ver com as coisas que você gosta, pode ser: comidas, itens de papelaria, beleza e entre outras coisas, em seguida é só organizar para tirar  foto. O mais bacana é que você pode contar uma história através de suas imagens, itens que comprou em uma viagem, objetos da sua mesa de trabalho e, com isso, as pessoas acabam até conhecendo um pouco sobre você.

3. Deixe alguns itens fora do enquadramento

Se você quiser deixar a sua fotografia com ar mais natural, deixe alguns itens fora do enquadramento. Isso também ajuda a deixar o foco nos itens que você quer chamar a atenção.

4. Paleta das cores

Além do tema, escolher uma paleta de cores para garantir que os objetos combinem entre si é importante. Escolha uma cor principal para toda a produção girar em torno dela, como ser tons pastéis, de rosa ou monocromático, como usar acessórios pretos e brancos ou dourados, por exemplo. Uma ferramenta que pode te auxiliar é o Adobe Kuler  e ver quais cores combinam entre si e te auxilia na composição de cores para a escolha de uma paleta de cores harmoniosa.

5. Os acessórios da composição

Não pode falta os acessórios na hora de fazer as montagens das fotos, o importante é que todos os objetos estejam em harmonia. Os itens que são os favoritos na hora de compor o flat lay é os batons, flores, óculos e revistas – e com certeza, deixar a composição das fotografias incríveis!

6. Organize os objetos da foto

Para equilibrar a foto e não deixá-la com a impressão de estar muito bagunçada, deixe um espaço entre os elementos que estão compondo a fotografia. O espaço não precisa ser muito grande, mas ele é importante para dar um respiro na foto. Outra dica é: não exagere ao incluir muitos itens em sua foto. Às vezes a empolgação de incluir vários itens lindos na foto pode deixá-la um pouco confusa. Aqui vale aquele ditado “menos é mais”.

7. Utilize a luz natural

A luz é essencial. A melhor dica é utilizar a luz natural. Busque um lugar da sua casa bem iluminado e faça testes com sua câmera. O melhor horário para tirar fotos com a luz natural é durante a da primeira hora da manhã ou de tarde antes do pôr-do-sol. Durante esse período, a luz do sol é mais suave, com sombras e brilhos perfeitos para a fotografia.

8. Use as inspirações

Uma ótima ideia é sempre buscar inspirações em redes sociais, como o Pinterest e até mesmo no Instagram. Você pode seguir esse perfil @flatlays, vai encontrar diversas referências super legais! Aliás, inspirações não é “copiar”, e sim, você ter ideias para basear e colocar sua criatividade para trabalhar.

Já conhecia essa tendência? Espero que essas dicas e inspirações ajudem vocês na hora de criar suas fotos para Instagram ou qualquer outra rede social, essa técnica realmente funciona e chama muita atenção para novos clientes e seguidores. Aproveitando que estamos falando de Instagram, aproveite e segue o perfil do blog @dosedeilusao.


Comentar via Facebook

Comentário(s)

5 comentários sobre “Flat Lay: dicas para criar fotografias incríveis no seu Instagram

  1. Livia disse:

    ideias mt lindas pra fazer fotos, eu gosto mt desse estilo de foto de cima

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  2. Mari Zavisch disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu acho lindo quando o feed fica combinando e todo organizado.
    Eu sou um pouco impulsiva, por isso acabo colocando fotos que não combinam entre si. Mas vou usar algumas das suas dicas para melhorar 🙂
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

  3. Ana Beatriz disse:

    Eu não conhecia o nome da técnica! Eu amo fotos assim, tô sempre encontrando inspirações no Pinterest e inclusive gosto de tirar algumas também nesse estilo, sempre testando até encontrar a maneira que fica mais legal.
    Amo esses posts de inspiração!

  4. Eu comprei um tecido felpudo pra tirar esse tipo de foto e dos produtos, fica tão lindo né? Mas já usei muito lençois também. Já vi muitas fotos estilo flat lay com livros e fica muito lindo também! Quando tento fazer fotos assim, cometo alguns erros e por isso nem posto. Um deles é na composição do cenário e na paleta de cores. Vou dar uma olhada nessa ferramenta da Adobe agora. A luz natural é maravilhosa mesmo! E eu não sabia desse perfil de inspirações, gostei muito! Precisava. Vou tentar reproduzir agora. Post muito útil. Adorei!

  5. Eu comprei um tecido felpudo pra tirar esse tipo de foto e dos produtos, fica tão lindo né? Mas já usei muito lençois também. Já vi muitas fotos estilo flat lay com livros e fica muito lindo também! Quando tento fazer fotos assim, cometo alguns erros e por isso nem posto. Um deles é na composição do cenário e na paleta de cores. Vou dar uma olhada nessa ferramenta da Adobe agora. A luz natural é maravilhosa mesmo! E eu não sabia desse perfil de inspirações, gostei muito! Precisava. Vou tentar reproduzir agora.

Deixe uma resposta