Dicas de câmeras analógicas

analogicaOs tempos mudaram a tecnologia avançou. E com ela surgiu às câmeras digitais e celulares, as fotos deixaram de ser reveladas. E as câmeras analógicas foram deixadas de lado. Ainda existe algumas pessoas que são fãs dessas câmeras que registraram vários momentos especiais. Além, claro daquele glamour do laboratório fotográfico, da espera para ver como ficou a foto. Como era bom abrir o envelope com um monte de fotos, e cada uma com um efeito diferente.

 Actionsampler

As câmeras Actionsampler vai abrir um mundo novo de imagens em movimento (teoricamente, é pra isso que a ActionSampler serve: imagens em movimento) para você. São quatro disparos seqüenciais que fazem da action uma ótima opção para eventos noturnos com muita (muita!) movimentação. Ela tem 4 mini-lentes que fazem as fotos uma seguida da outra e algumas vêm com filtros coloridos (geralmente azul, verde, amarelo e vermelho), assim os resultados saem um pouco diferentes.

Diana F+ e Diana Mini

As câmeras Diana é um charme. Ela é produzida de plástico e, por ser muito levinha, era frequentemente chamada de “câmera de brinquedo”. Colorida e divertida, é difícil não se apaixonar por ela logo de cara. Projetada para ser usada com filmes em formato 120 mm, ainda menos comuns hoje em dia – e mais caros – do que o tradicional filme de 35 mm, o grande trunfo do modelo é justamente retomar a fotografia analógica. Por ser feita de plástico, há vazamentos de luz e, ao serem reveladas, as fotos aparecem com cores e borrões inesperados, o que dá um toque especial. A máquina traz consigo a expectativa pela revelação do filme a eterna dúvida se a foto ficou boa ou não.

acameranalogica0Fisheye

A câmera Fisheye é queridinha por todos, é perfeita pra fazer fotos mais espontâneas! A fisheye tem uma lente grande angular sem correção de distorção. Ou seja, isso que faz ela ficar com as bordas distorcidas.E o grande truque dela, é chegar o mais próximo possível do objeto/pessoa que você quer fotografar, assim você consegue os efeitos mais legais.

Holga

A câmera Holga é ideal para amantes de fotografia. A câmera de plástico mas querida do mundo. Ela foi desenvolvida para funcionar com filmes formato 120, ou seja, aqueles filmes profissa que nem entram nas câmeras 35mm, mais comuns. Mas o contrário é possível, a Holga pode trabalhar com o filme tradicional de 35mm, basta fazer alguns ajustes.

acameranalogica1La Sardina

No formato de uma clássica lata de sardinha, as câmeras La Sardina são dotadas de características super divertidas. A câmera é fácil de ser manuseada (além de vir em uma caixa que é uma gracinha, com um livro incrível). Ela fotografa com o tradicional filme 35mm, possui lente grande-angular   (distorce as bordas como a Fisheye, só que bem menos) e uma catraca para rebobinar o filme que permite a você voltar os frames quando quiser. A câmera pode ser personalizada, tem variedade de cores e padrões.

Lomo LC-A

A famosa câmera Lomo LC-A, que deu origem ao fenômeno da Lomografia, tem em seu arsenal de armas de sedução diversos elementos que atraem curiosos e entusiastas da fotografia analógica. É uma câmera que utiliza filme 35mm. E LOMO LC-A+: essa câmera foi criada originalmente em 1984, mas parou de ser fabricada em 2005. Em 2006, a produção voltou com uma LOMO LC-A diferente e renovada. Ela tem apenas uma função automática: a exposição. Todo o resto é manual, deixando assim a câmera bem próxima da sua original fabricada na Rússia.

acameranalogica2Onde comprar: Vocês vão encontrar várias câmeras analógicas Lomography BrasilBeephotoAngel Photo, e no Mercado Livre.

Que tipo de fotografia é favorita para vocês, a digital ou analógica? E vocês, tem alguma câmera analógica guardar?

 

 


Comentar via Facebook

Comentário(s)

13 comentários em “Dicas de câmeras analógicas”

  1. Eu não sei muito bem o que é fotografia analógica e qual é a diferença da mesma para a digital. Mas enfim, eu gosto bastante de tirar fotos e tal, e adoro ver fotografias ‘diferentes’ na internet, sabe? Meio tumblr da vida, hehehehe. Eu adorei os tipos de câmeras e tudo o qe elas podem fazer! Amei o efeito causado pela “Fisheye”. Adorei o post! Beijão ♥

    karolinysantanna.blogspot.com

    1. A digital grava as imagens em forma de bits em um chip enquanto que a analógica grava quimicamente em um filme fotográfico.
      Ou seja, a máquina analógica é aquela que ainda captura as imagens diretamente sobre um filme (que requer revelação química e posterior impressão das fotos em papel igualmente por processo químico), enquanto a digital é aquela que captura a imagem em um sensor eletrônico e armazena a imagem em memória interna ou cartão. Esse cartão é lido em computador. Como dizem as analógicas é as câmeras que nossos pais usavam antigamente! As Fisheye são incríveis, é uma das minhas favoritas! Obrigado ♥♥
      Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *