Como vencer a timidez de falar em público?

miFala a verdade, quem ai nunca ficou super nervosa antes de uma apresentação de trabalho na escola? Eu me lembro de uma vez lá no comecinho do meu 2°ano do ensino médio, quando eu ainda era bem tímida. Tínhamos que apresentar um trabalho e quando chegou a minha vez eu fiquei tão nervosa, que eu tinha decorado tudo que eu ia falar, mas estava tão nervosa que acabei esquecendo tudo e, fui pegar o papel que estava no meu bolso e comecei a ler, e estava tremendo muito e gaguejando todos ficaram me olhando e, eu tremia muito que a folha de papel só falta rasgar, e não aguentei ficar na sala,  a lembro que eu sair da sala correndo pro banheiro para chorar, e o menino da minha sala foi atrás de mim. Foi uma experiência horrível. O tempo passou e eu acabei fazendo amigos e como acontece com todo mundo, eu amadureci e logo consegui superar esse lance da timidez. Era engraçado, pois toda vez que tinha um trabalho eu sempre era a “que vai falar lá na frente”.

Quando estava ano no 3°ano do ensino médio do ano passado, tive uma apresentação do professor mais exigente  da escola, sabe aquele professor que quer a “perfeição” em tudo que os alunos fazem, então, esse era o meu professor, e pra piorar ele era professor de física. Eu tiver que apresentar falando da Gaiola de Faraday, e comentar sobre as outras experiência de Michael Faraday , fiquei estudando por um mês e pouquinho, e na hora achei que não ia conseguir, porem eu seguir algumas dicas de como superar essa timidez! No final eu tirei a nota máxima do trabalho 5 pontos, fui “a única”, nem parecer aquela menina de um ano atrás, que tremeu para apresentar um simples trabalho. Enfim, acho que a nossa timidez tem como temos um pouco do controle dela, por mais que seja difícil.

Hoje o mercado está super seletivo e competitivo. A tensão já começa na hora da entrevista, quando estamos concorrendo a uma vaga juntamente com outras pessoas. Qualquer diferencial pode eleger um candidato, não é verdade? Além de se destacar na hora da entrevista, hoje muitas empresas procuram pessoas que tenham boa desenvoltura para falar em público.

Nem todo mundo tem facilidade em falar na frente de uma câmera ou frente de outras pessoas, mas isso não quer dizer que superar isso é algo impossível. Como tudo na vida, é só questão de treino e força de vontade.

Aqui vai algumas dicas para quem quer fazer uma boa apresentação.

01) Medo: você sabia que todos os maiores oradores que conhecemos hoje confessaram que  suavam frio antes de uma apresentação? Então relaxe, você não é a primeira a passar por isso.

02) Naturalidade: nada melhor para que uma apresentação seja agradável é que você seja você mesma. Nada de tentar falar difícil (o que é diferente de usar um vocabulário casual tipo: “e ai, cara?”, “tipo assim” e etc) e nada de tentar ser outra pessoa. Seja você, coloque a sua personalidade na sua apresentação.

03) Voz e respiração: a regra é falar com calma e clareza. Respire fundo e pronuncie as palavras com boa entonação e pausadamente.

04) Gestos: nada de ficar passando a mão no cabelo, cruzar os braços, colocar as mãos no bolso e andar rápido de um lado para o outro (o que acontece muito quando a pessoa está nervosa, já perceberam?).

05) Venda a sua ideia: seja uma trabalho na escola ou uma apresentação na faculdade seja convincente sobre o tema que você está falando e antes de mais nada acredite na sua ideia. Estude e pesquise antes, isso ajuda a ter mais segurança na hora de se apresentar.

O mais importante que sempre usei nas minhas apresentação para não ficar nervosa, e minha professora que eu tremi para apresentar o trabalho dela me deu essa dica:

06) Fundo:  sempre olhe pra algum objeto, nunca olhar para colegas que buscam tirar sua concentração; e se você ainda estiver muito tímida:  outro conselho mais importante,  quando você for apresentar o trabalho é olhar para o fundo da sala, se imagine que está em um lugar vazio, e fingir que está olhando pra todos da sala, porem você está olhando lá no fundo…

Sempre quando eu seguia alguma dessas dicas tirava notas super boas e, assim conseguir vencer a minha timidez de falar em público.


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *