Como parar de roer as unhas? 10 dicas infalíveis que vão te ajudar

Como parar de roer as unhas (Foto: Reprodução/Instagram @_tinamaria)

Bateu aquela ansiedade, em seguida, e já começa a roer as unhas… Estou certa? Confesso, que eu inclusive sofri muito com isso, mas, acabei colocando aparelho ortodôntico (e ajudou muito, eu parar de roê-las!). Em tempos de Coronavírus esse é um dos piores hábitos… Longe de ser uma preocupação fútil, esse péssimo hábito representa riscos até mesmo para a saúde: como as mãos são levadas à boca o tempo todo, podem acabar transmitindo bactérias e vírus para o organismo. Visto que, escolher parar já é um bom começo para superar este vício. Portanto, para tentar te ajudar, a seguir, algumas dicas infalíveis de como parar de roer as unhas, confira!


Mantenha as mãos e boca ocupadas

Roer as unhas é um hábito que surge em momentos em que a mente está parada, sem fazer nada. Por que não manter as mãos e boca ocupadas. Esteja sempre com as mãos ocupadas com alguma bolinha ou plástico, por exemplo. Já na boca, sempre mantenha algo como um chiclete. Desse jeito, sua mente pode até insistir para você repetir o hábito, mas sua mão e boca estará ocupada.


Faça unha toda semana

Será muito mais fácil resistir a tentação de roer as unhas, se elas tiverem feitas e cobertas por algum esmalte bem bonito. Aliás, arranque as cutículas com o alicate, não dando margem para morder os cantinhos dos dedos depois. Nem precisa ser nada muito “profissional”, basta dar aquele jeitinho rápido mesmo!


Use base

Você pode tentar as versões específicas para quem quer parar de roer unha, que são amargas. Mas o melhor é investir em produtos que fortalecem – experimente os com vitaminas E e B5.


Use inibidor caseiros

Então, você pode usar um inibidor caseiro para te ajudar, assim o seu cérebro entende que aquele hábito não é mais para você. Basta misturar pimenta no vidrinho que toda vez que você tentar levar os dedos à boca vai ser lembrado que está tentando parar.

Procure cortar as unhas

No início, o ideal é deixá-la num comprimento que vai até a base do dedo. Estes dois truques evitam que ela quebre com facilidade – e, consequentemente, que você cutuque. Se você roía muito as unhas, agora que está tentando parar deve mantê-las sempre curtas, por exemplo. Não precisa ser tão pequena, porém, não pode ser grande o suficiente para dar vontade de roer.

Como parar de roer as unhas? (Foto/Reprodução: Google Imagens)



Aposte em esmaltes coloridos e nas nail art

Aliás, procure usa esmaltes coloridos ou fazer desenhos nelas, ainda mais que, você não não vai querer perder um tempão e acabar com seu trabalho usando os dentes, né? E aliás, qualquer “lascadinha” vai parecer um desastre. Essa é uma ótima estratégia para evitar levar os dedos à boca e, ainda, ficar olhando para as mãos orgulhosa por estar com as unhas bem feitas.


Hidrate as cutículas

Muitas vezes, o primeiro passo para colocar a mão na boca é encontrar aquela pelinha chata. Já viu este filme? Enfim, combata o ressecamento das cutículas com cremes ou hidratantes.


Mantenha as unhas lixadas

Além disso, o hábito de roer as unhas tem a ver com uma personalidade perfeccionista. Você sente aquela vontade incontrolável de roer “só os cantinhos”? Isso não vai ocorrer se as unhas estiverem sempre lixadas e sem “lasquinhas” chamando a sua atenção. Antes de mais nada, não se preocupe caso suas unhas não cresçam: nesse momento, o importante é seguir as dicas e parar de roê-las.


Peça ajuda de outras pessoas

Você não deveria ter que lutar essa batalha sozinha. Peça a seus amigos e familiares para ajudá-la a parar de roer as unhas. Portanto, faça com que eles verifiquem sua responsabilidade. Seja honesta com essas pessoas quando elas perguntarem ‘se você ainda está roendo as unhas’. Eles vão saber a verdade de qualquer maneira, assim que virem suas mãos. Por isso, eles podem te ajudar a se policiar! 


Trate sua ansiedade

A princípio, roer as unhas está diretamente relacionado com a ansiedade. Por isso, que, caso essas dicas simples não funcionem, as medicações para controle da ansiedade podem ajudar, e claro, busque o profissional da área. Para que consiga largar o hábito de roer as unhas, é necessário que você trate sua ansiedade de uma vez por todas.




São tantos os prejuízos do hábito de roer as unhas – e tantas as soluções disponíveis – que vale a pena testar algumas destas dicas que vão te ajudar. Por isso, aproveite e veja também dicas para manter as suas unhas saudáveis e bonitas. Dessa forma, isso fará toda a diferença quando elas estiverem crescendo novamente!

COMPRE O QUE VOCÊ PRECISA

Gostou dos produtos? Observação: para comprar os produtos – é só clicar nas fotos!

Gostou da nossa matéria? Acompanhe no Pinterest Instagram para ver mais conteúdos.


Comentar via Facebook

Comentário(s)