Bateu insônia? Oito dicas para dormir melhor

Bateu insônia? Oito dicas para dormir melhor

Como você está dormindo nesses tempos de pandemia? Se está sendo difícil para você dormir e ter uma noite de sono tranquila, talvez essas dicas possam te ajudar. São dicas básicas para não apenas dormir, mas descansar melhor (lembre-se de que uma coisa não é a mesma que a outra). Nós revelamos quais são as dicas que você deve seguir para obter um sono profundo e restaurador.

Hábitos e conselhos de especialistas são necessários para consertar o relógio interno que nos diz quando e quanto dormir, mas também precisamos fazer nossa parte se quisermos que funcione corretamente, principalmente quando você está lidando com a faltar de sono. Vem ver:


Celular bem longe de você: Desligue-se! Deixe seu celular longe de você de preferência em outro ambiente, ok? A questão que, navegar pela internet, utilizar redes sociais ou mesmo jogos online, podem aumentar o grau de excitação e isso pode ser prejudicial ao sono – e as notificações recorrentes em nosso celular é um enorme gatilho para ansiedade, o ideal é que uma hora antes de dormir você se desconecte um pouco e relaxe.




Bebidas para relaxar: O conselho da vovó de beber um chá pode muito bem estar certo. “Chás calmantes como a camomila, erva doce e cidreira contribuem para dormir melhor, pois ajudam no relaxamento. O leite morno pode ser uma pedida também, por conter triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, mesmo que em quantidades pequenas. Uma boa dica para potencializar essas bebidas é incluir o mel.


Cuidado com o álcool ou produtos com cafeína antes de deitar: As bebidas cafeinadas, como o café, refrigerantes, chá preto e mate, e as alcoólicas atrapalham o sono e, por isso, não é recomendado o consumo antes de dormir. Além delas, comer demais ou ingerir alimentos pesados também pode prejudicar a qualidade do descanso.


Jantar duas horas antes de dormir: Quem nunca exagerou na hora do jantar e logo em seguida foi tentar dormir e não conseguiu? Neste período, o organismo tem tempo de realizar a digestão, fazendo com que o estômago não fique tão pesado a ponto de atrapalhar o sono. Quando deitamos logo após o jantar, o sangue fica concentrado no estômago, diminuindo o fluxo no cérebro. E isso pode causar insônia ou pesadelos.


Procure ir para a cama sempre no mesmo horário: O metabolismo demora alguns dias para se acostumar com oscilações no horário do sono, por isso tente manter uma rotina todos os dias, inclusive nos fins de semana.





Reduza a ansiedade: Quando a insônia bater por ansiedade, você pode usar algumas técnicas para reduzi-las. Experimente algo que você sabe que costuma relaxar vocês. Por exemplo, para pessoas mais tranquilas e que já tenham feito ioga, por exemplo, experimentar uma mentalização pode ser uma boa pedida. Mas se você não está acostumado, isso pode piorar sua ansiedade em querer dormir logo. Melhorar a respiração, fazendo exercícios de inspirar e expirar lentamente, também pode ser uma boa pedida, mas treine fazer isso acordado.


Óleos essenciais: Sim, e lavanda ou alecrim , conhecidos por suas propriedades relaxantes. Atualmente, há um grande número de óleos para dormir com ambos os ingredientes, que você pode enviar por encomenda no conforto da sua casa. Apenas tente colocá-lo no interior de seus pulsos, atrás das orelhas e nas têmporas com uma leve massagem; você verá que isso o ajudará a relaxar.




Faça uma atividade relaxante: Se não conseguir pegar no sono em 30 minutos, não fique deitada na cama, pois isso acaba estressando ainda mais. Levante-se e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, e depois volte para a cama.


Gostou da nossa matéria? Acompanhe no Pinterest e Instagram para ver mais conteúdos.


Comentar via Facebook

Comentário(s)