Aumentando dia a dia a sua autoestima

Autoestima baixa é algo que muitas pessoas sofrem todos os dias! Acabar até mesmo afetando na vida social –, não é nada fácil para quem já passou por isso ou ainda passa. É se achar inferior as outras pessoas, mas enquanto tiver esse tipo pensamento nada vai mudar em sua vida, ao contrário, cada vez mais você vai se afundar nesse pensamento de “inferioridade”. Compreende? Você não precisa mendigar amor, nem atenção ou muito menos há aprovação de ninguém. Isso tudo tem que vir de você, para você. Mas para isso, precisa desenvolver a autoestima, aliás, é um exercício diário que te ajudar a se conhece mais. Pois é amiga, é preciso ter vontade de querer sair dessa vitimização, coitadismo e coisas ruins em que a gente se colocar. Sim, precisamos trabalhar dia a dia a autoestima. Fiz uma lista de atitudes que você pode começar a fazer em sua vida.

Não dê ouvidos a algumas pessoas

A gente sempre costumar dar ouvidos as pessoas que só sabem criticar, né? Podemos receber diversos elogios, mas sempre vamos dar ouvidos para as criticas negativas… Pare já com isso. Você sabe o que você quer e também a sua capacidade, então, acredite sempre em si mesmo. Às vezes queremos a opinião das pessoas, mas não deixem ser o fundamento das suas escolhas, certo? Não tem como fugir das opiniões alheias, porém, tem como apreende a se blindar de algumas delas. É claro, jamais de ouvidos as pessoas que não têm intimidade contigo. Uma pessoa com baixa autoestima geralmente faz de tudo para ser querido pelos outros. Mas você não é inútil, e se alguém não gosta de você por quem você é, está pessoa não vale o seu tempo. Aprenda a ser altruísta, às vezes.

Perdoe-se por ser imperfeita

A gente tem uma mania de querer ser perfeito, né? Lembre-se de que você, como todo mundo, é humano e não precisa ser perfeito para ter uma autoestima elevada. Não se esforce para obter uma perfeição inatingível. Todos os pedacinhos da sua personalidade, cada aspecto do seu ser se une para formar uma figura completa, como uma das pinturas de Picasso. Eles podem ter falhas mas, vistos como um todo, são belos, assim como você. Suas imperfeições o tornam perfeito. E tem um segredo que eu apreendi: Todas as vezes que encontrar um defeito em si mesmo, aponte uma qualidade em seguida. Combinado?

Nunca, jamais critique a si mesma

Você é protagonista da sua própria história e mais ninguém. Pare de se cobrar ao comparar com o mundo, você é uma pessoa única e mais ninguém é igual a você. Pense em como você pode ser a melhor versão de você e busque ser essa pessoa. Quando queremos vender um produto não podemos fazer uma má publicidade dele, certo? Porque ninguém vai querer, pois, somos iguais se nos diminuímos constantemente perante os outros, eles irão aprender a fazer o mesmo conosco, porque é assim que estamos a ensiná-los. Substitua palavras negativas com positivas. E se for preciso, faça uma lista de tudo o que você gosta em você, de tudo o que conquistou.

Aprenda lidar com os seus problemas

Cada um com seus problemas! Pois é, cada um com seus problemas… Temos que aprender a lidar todos os dias com desafios que a vida nos dar, sem esperar que outras pessoas resolva para você. Essas questões podem ajudar a minar mais a sua confiança. Compreende? Decida o que precisa ser feito, faça e siga em frente, ter força para resolver as suas questões desenvolve até mesmo a sua autoestima.

Não coloque a sua felicidade na sua aparência 

Acredito que a beleza vai além dos nossos olhos, ela se encontrar em nossa essência. A beleza por si só não traz felicidade. Não adianta você pensar que sua felicidade vai está na balança, fita métrica ou etiqueta P, nada disso garantem que você será pleno e feliz. Por mais que consiga alcançar alguns dessas metas, sempre vai ficar faltando algo em sua vida. Você precisar focar no máximo dos seus pontos forte, apreciá-los e evidência-los. Pode ser complicado, mas lembre-se: “Se eu não me amar, quem vai?”.

Separe um tempo para cuidar de si 

Pode ser difícil achar um tempo para si, mas fazer coisas que a deixem relaxada e feliz pode melhorar sua autoestima e sua produtividade. Encontre um hobby que faça com que se sinta melhor física e mentalmente. Algumas pessoas dizem que fazer ioga, andar de bicicleta ou correr as ajuda a encontrar uma positividade calma e centrada. Dedique-se a alguma atividade que goste muito mesmo.

O que você pode continuar fazendo? Se conheça, descubra de onde vem essa sua autoestima baixa. Caso seja preciso, procure ajudar de um especialista e lhe ensinará como lidar com seus pensamentos de maneira saudável, certo? Cuida-se de si e guarde esses conselhos no coração!


Comentar via Facebook

Comentário(s)

9 comentários sobre “Aumentando dia a dia a sua autoestima

  1. Lívia Alli disse:

    boas dicas mesmo! mts vezes focamos só no que é ruim em vez de tudo que bom que há em nós

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  2. Amanda Dantas disse:

    Eu estava muito precisando ler sobre isso! Sofro a muito tempo com autoestima baixa, já frequentei até terapia. No começo adiantou, mas depois voltou tudo de novo. Lendo esses conselhos, já favoritei para os dias que minha autoestima estiver uma m*rda. Obrigada mesmo de coração, estou muito animada em mudar minha vida…

  3. Mari Dahrug disse:

    Realmente dicas fundamentais e que temos que tentar seguir sempreeee!!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

  4. Nana disse:

    Olá,
    Amei a ideia do seu texto, muito forte e válido.
    eu adoro essas dicas, e então, aprecio muito com leio posts assim.
    esse tópico de não se criticar, é bem difícil, mas temos que tentar porque realmente, se não gostarmos de nós, ….

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana – Canto Cultzíneo

  5. Eu fiz alguns desses passos ao longo da minha vida e confesso estar adorando! Hoje minha auto estima é bem melhor ♥

  6. Thais Sgalbiero disse:

    Estou precisando mesmo levantar a minha autoestima, anotei todas as dicas, vou começar a usa-las
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

Deixe uma resposta