25 curiosidades sobre o filme “As Patricinhas de Beverly Hills”

25 curiosidades sobre o filme “As Patricinhas de Beverly Hills”

Um dos filmes mais adorados pelos jovens na década de 90’s é As Patricinhas de Beverly Hills ou seu nome original Clueless (título em inglês) e que completou 25 anos de sua estreia, no mês passado… Melhor ainda, foi lançado lá fora um livro que conta várias curiosidades sobre o longa: Clueless – As If!: The Oral History of Clueless as Told by Amy Heckerling, the Cast, and the Crew!, que está cheio de memórias do elenco, produção e todo mundo envolvido nas filmagens.

Antes de mais nada, para quem é fã de “As Patricinhas de Beverly Hills” e adora a fashion Cher (Alicia Silverstone) e suas amigas e companhia, aqui estão 25 curiosidades sobre a comédia que se tornou um dos filmes clássicos dos anos 90! Veja só, algumas delas:

1. O filme foi filmado em 40 dias. O filme teve uma excelente pré-produção o que fez com que ele fosse gravado rapidamente. Foram apenas 40 dias de gravações. É bom lembrar que o filme não depende de muitos cenários caros, apenas uma escola e grandes mansões, o que facilitou a gravação do mesmo.

2. Reese Witherspoon poderia ter interpretado a popular Cher, depois que a atriz Sarah Michelle Gellar teve que desistir do projeto, mas o papel acabou nas mãos de Alicia Silverstone.

25 curiosidades sobre o filme “As Patricinhas de Beverly Hills”

3. Alicia parece ter nascido para interpretar Cher, aliás a diretora também acha isso. Porém, a diretora Amy Heckerling – logo que viu Alicia Silverstone nos clipes da banda Aerosmith e encantou-se e quis de qualquer jeito a atriz no papel, e não pensou em outra pessoa desde então. Ela apenas marcou um almoço com a atriz e aí tivemos o nascimento de Cher.

4. As Patricinhas de Beverlly HillsClueless, em inglês, originalmente iria se chamar No Worries e seria um filme para a TV.

5. A escola utilizada para a gravação do filme foi uma escola encontrada em Beverly Hills. O mais engraçado é que Alicia Silverstone e Breckin Meyer (Travis) estudaram naquela escola, o que facilitou a atuação. Eles só precisavam lembrar dos seus tempos de escola para viverem como adolescentes.

6. A diretora nos entregou um bom material, principalmente se você está tentando agradar adolescentes. Até voltou a escola para ficar mais inspirada na hora de dirigir o filme. Além disso, diretora Amy Heckerling faz uma ponta no final como dama de honra da professora Geist.

7. A cena em que Cher, Dionne e Murray estão desesperados e gritando no carro, foi totalmente inspirada em Amy Heckerling, a diretora do filme. Aparentemente, Amy também fica muito nervosa quando está no volante. Ela sempre acaba gritando quando se vê em uma situação de muita pressão.

25 curiosidades sobre o filme “As Patricinhas de Beverly Hills”



8. Se você for mais atento para a troca de figurino e ter papel e caneta em mãos, provavelmente ver um número surpreendente. De acordo com a produção do filme, foram 63 roupas diferentes, mesmo que o conjuntinho amarelo xadrez tenha ficado no coração de muitas garotas nos anos 90.

9. Alicia Silverstone, aliás, ficou com todas as peças que usou no filme, mas hoje confessa que “não fui muito boa em guardá-las, fui boba e acabei dando tudo com o passar do tempo”.

10. O orçamento para o figurino era de US$ 200 mil, o que hoje é nada para uma produção onde a moda é tão importante. (o filme é de 1995, só pra ressaltar!)

11. O mais interessante é que esse foi o primeiro trabalho de Mona May, que se consagraria nessa profissão, cuidando do figurino de diversos outros filmes e séries, como, Encantada (2007), Santa Clatira Diet (2017) e Esposa de Mentirinha (2011).

25 curiosidades sobre o filme “As Patricinhas de Beverly Hills”

12. O famoso conjuntinho xadrez amarelo da Cher é um Jean Paul Gaultier que deu o maior trabalho para achar, mas assim que entrou em cena virou um favorito! “Nós provavelmente tentamos umas 15 roupas diferentes. Todas com estampa xadrez, eram vestidinhos, macaquinhos, coisas diferentes. Quando colocamos o amarelo foi ‘Uau, é esse!’”, conta Mona May, diretora de figurino.

13. Aliás, até a ideia de citar grandes estilistas como Calvin Klein e Azzedine Alaïa já vinha desde a produção do roteiro – o que foi uma escolha ótima, já que deu credibilidade ao filme e ainda aos estilistas, que continuam firmes e fortes até hoje fazendo sucesso (fica ligada nas semanas internacionais que já estão rolando que eles aparecem!).

25 curiosidades sobre o filme “As Patricinhas de Beverly Hills”

14. O closet computadorizado da Cher foi inspirado pela Victoria’s Secret e foi filmado na casa da piscina, separada da casa principal onde As patricinhas… foi rodado. “Nós pintamos o quarto de pink com listras brancas, basicamente pensando na caixa da Victoria’s Secret”, contou uma produtora do filme.

15. Antes de mais nada, durante o filme, são usados 53 tipos diferentes de xadrez, sendo sete usados por Cher, e doze por outros personagens principais.

16. E falando nos estilistas, sabia que naquela época eles mal ajudavam com o figurino? “Era meio que ‘faça você mesmo’. Não é como agora. Um terço das roupas foram feitas por nós, outro terço recebemos e depois compramos. Então, barganhamos em lojas de luxo, em brechós e o que não conseguíamos achar, nós fizemos”. Mas aquele terninho amarelo da Cher era Jean Paul Gaultier original, tá! “Nós fomos na loja e compramos”.

17. As meias over the knee do figurino foram inspiradas no musical Cabaret“Quando vi Liza Minnelli em cena cantando com um shortinho preto e as tais meias, pensei ‘essa é a melhor roupa que uma garota poderia usar, sempre’”, lembrou a diretora.

25 curiosidades sobre o filme “As Patricinhas de Beverly Hills”

18. Paul Rudd usou muitas roupas de seu próprio guarda-roupa para compor seu personagem, como a camiseta da Anistia Internacional.

19. Paul Rudd comprou para todo mundo um colar com seus nomes escritos em um grão de arroz – quando a filmagem acabou. O ator comentou que, “foi o pior presente”, de acordo com o livro… Atitude muito fofa, vai?

20. Um dia antes de filmar a cena da festa Bosstones, Paul Rudd foi assaltado: “O tiro passou ao lado da minha cabeça, e eles levaram minha mochila, discman e um roteiro de Clueless”, lembra.

As Patricinhas de Beverly Hills

21. Em 2006, o filme entrou para a lista da revista Entertainment Weekly como o sétimo melhor filme sobre high school de todos os tempos.

22. Para a cena do party game “suck and blow” (aquele de passar cartas de baralho de um para o outro usando a boca) o elenco usou lipgloss extra-grudento para funcionar!

23. Sabe quando Cher argumenta a favor de abrir as fronteiras dos EUA para os haitianos? Em seguida, ela fala a palavra “haitianos” errado, mas sem perceber. Mas antes que os produtores pudessem correr e corrigi-la, Heckerling falou para deixarem passar. “Eu tive que pará-los”, ela lembra. “Era muito mais engraçado do jeito que ela falou. Aquilo era a Cher”.

24. Não, não foi um spin-off do filme. No começo dos anos 90, a 20th Century Fox estava comprando uma sitcom sobre adolescentes descolados, e Heckerling escreveu um rascunho sobre o seriado, junto com o eventual produtor de “As Patricinhas de Beverly Hills”. Mas a Fox ficou com medo de que ninguém fosse se interessar por um seriado com tantas meninas, então a diretora voltou à estaca zero e escreveu o rascunho do que seria o roteiro do filme.

25. O filme “As Patricinhas de Beverly Hills” é baseado no romance de Jane Austen, “Emma”. A protagonista da história, Emma Woodhouse, assim como Cher, é uma jovem rica, bonita, mimada e órfã de mãe, que adora interferir na vida, sobretudo amorosa, das pessoas que a cercam.

Obs.: Aliás, ficou com vontade de assistir?! Você pode ver na Netflix!

Gostou da nossa matéria? Acompanhe no Pinterest e Instagram para ver mais conteúdos.


Comentar via Facebook

Comentário(s)