12 Passos para superar o fim do namoro

texto16 (1)Os relacionamentos não vêm com um manual de instrução, de como dar certo. É algo que você vai te que ser jogar, ás vezes vai dá certo, mas muitas vezes não. E como o mundo não é colorido, todos um dia vão passar pelo um término de namoro. Terminar um namoro é dar a voltar por cima não costuma ser uma tarefa fácil, você vai ter que passar por muitas coisas pra consegui superar. Quando eu penso em um fim de um namoro, me lembro dos filmes americanos sobre o choro pós-namoro, com direito a lenços de papel espalhados pela cama, potes de sorvetes e tabletes de chocolates, não você não precisar passar por isso. Para quem está decidida em por um ponto final no romance, a principal dica é manter o pé firme e aguentar qualquer tentativa de volta. Caso esteja complicado seguir adiante e o término foi recente, segue algumas dicas para superar o fim do namoro.

1 – Desligue-se dele

“Quem não é visto, não é lembrando”, eu sempre levo isso comigo. É uma das melhores formas para você esquece o seu ex, é desligando dele. Eu sei que no começo vai ser difícil! Você vai querer saber tudo que está acontecendo com ele, vai viver stalkeando as redes sociais dele. Então, o melhor jeito é bloquear, exclua todas as redes sociais que você tem dele, principalmente o número de telefone, se puder bloquear também. Isso ajudará a mantê-la longe de você. Não tenha, de forma alguma, conversas rápidas, recaídas, ou fique com ele, após o término… você poderá se sentir bem na hora, mas quando perceber que isso não o trará de volta, vai fazê-la sentir péssima!

2  Não guarde nada

É difícil, mas você tem que fazer isso. Se livre de todos os presentes, cartões, cartas, etc, que são sentimentais e podem fazer você se lembrar de seu ex. Não os devolva para ele… jogue fora, dê à caridade, venda (se forem valiosos), mas não os mantenha com você. Desapegue!

3  Leia um livro

O que induz você lembrar o seu ex? Para quem respondeu a mente, acertou, e não o coração, por-favor gente! Coitado do coração só faz pulsar mesmo! Ocupe-a mente é uma das melhores maneiras possível. A leitura é uma ótima pedida, afinal, dá para desencanar do roteiro real e viver outra história e até mesmo entender melhor o que se passa na própria vida, baseada nas histórias fictícia.

4  Desabafe com uma amiga

Se você estiver se sentindo particularmente fraca, querendo telefonar, mandar mensagem, ou fazer qualquer outra coisa do tipo, faça tudo isso com uma amiga e desabafe se ela for próxima e de confiança. Prefira aquela que acompanhou o relacionamento por mais tempo e que vai entender sem julgamentos o que se passa no momento. Desabafe mesmo, ela vai entender perfeitamente seu lado. Só não vale ligar todos os dias, afinal ela não é sua psicóloga, mas sim, sua amiga.

5  Não se jogue em outro relacionamento

Não há problema em sair e conhecer pessoas novas, talvez casualmente. Mas outro relacionamento? Imediatamente? De jeito nenhum! Isso não só será injusto para seu novo parceiro, como também pra você mesma. Às vezes, aparece aquele amigo legal que de repente nem se sente atraída, mas por estar fragilizada acaba se envolvendo demais. Depois do fim de um namoro é normal ficar frágil e assim se apaixonar facilmente também. O ruim disso é substituir as emoções e até comparar as atitudes do atual, com o ex. Não é saudável, seja verdadeira consigo mesma. Nada de trocar uma paixão antiga, por uma nova paixão. Durante este tempo, é bom passar algum tempo sozinha pra aprender mais sobre si mesmo.

6  Lembre-se, não tenha medo de ficar sozinha.

Não é o fim do mundo, e você vai sempre encontrar alguém no caminho. É normal ficar sozinha, e ás vezes é até necessário! Aproveite o momento para fazer uma auto-reflexão sobre o porquê você não quer ficar sozinha. Vai te ajudar muito.

 Faça uma reavaliação do namoro

As pessoas terminam por uma razão. Muitas vezes, quando passamos por isso, e não foi de nosso desejo, pensamos em todos os bons momentos. Mas, faça uma lista intitulada “boas razões pelas quais não estamos mais juntos” ou “coisas sobre meu ex que eu não gostava.” Isso vai ajudá-la a colocar todos os pontos nos “i” que faltava. Veja quais foram os pontos mais frágeis e como agiria se fosse atualmente. Lembre-se que não é para cair na tristeza, ou nostalgia. A autoavaliação está longe de ser um túnel do tempo ao antigo namoro.

8  Não tente ser amiga de seu ex

A menos que você esteja realmente bem com a situação! Mas, se você ainda gosta dele, estiver desconfortável com a situação, ou triste, e mesmo assim continuar mantendo contato, você não terá condições de superar o término (será um círculo vicioso clássico). Deixar ir é necessário para a superação. Além disso, será mais difícil ainda superar, se ele começar a namorar outra pessoa, e você tiver que ouvir isso naturalmente, simplesmente porque agora são apenas amigos… Acho que seria muito pior para você!

9   Não se iluda

O pior de tudo é criar uma falsa ilusão em imaginar que o namoro poder voltar, e o pior imaginar que poder voltar a se como era antes. Apenas, não iluda. Aquela ligação de madrugada, a mensagem no celular que o ex mandou só para saber se está tudo bem, pode ser até fofo, mas deve acabar ali, sem resposta. Isso vale também para você, mocinha! Nada de ficar pedindo ajuda para ele, ou ligando quando bater a saudades. Enquanto, os dois lados não estiverem prontos para se ver, qualquer olhar 43 é uma bomba relógio.

10  Quem foi culpado?

O fim do relacionamento não tem como sair colocando a culpa apenas no parceiro, se acabou não foi apenas por “ele”. Tentar remoer o que já aconteceu só piora as coisas. No namoro, só o casal realmente sabe o que aconteceu durante o período juntos. Se existiu alguma coisa a qual te magoou, supere e continue a vida para frente. Não adianta ficar tentando saber quem errou e esclarecer mais ainda o que já acabou. A vida continua…

11  Escreva seus pensamentos e sentimentos

Eu sei que para muitas pessoas é difícil, consegui escrever sobre os seus próprios sentimentos. Mas eu vou dar um dica, finja estar escrevendo uma carta para seu ex (escreva, mas não entregue a ele, claro). Escrever seus pensamentos e seus sentimentos (raiva, mágoa, traição, tristeza) pode ser muito construtivo, além de uma forma de desabafo, e você se sentirá mais leve! Depois, rasgue a carta, queime, enfim, mas jogue fora ou livre-se dela. Não compartilhe isso de forma alguma com seu ex, não ligue para ele para falar sobre essas coisas, não envie por e-mail ou correio, o que for!

12 – O tempo curar tudo

Seja amável, gentil e paciente consigo mesma. Não se culpe pelo fim. Este é um momento de auto-reflexão, e não auto-flagelação. Às vezes, você pode acabar nem encontrando uma razão para o término, e o melhor será sempre encontrar conforto em si mesmo… como diz a canção “se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo”. O fim de um relacionamento não é o fim do mundo. Aliás, é apenas um novo começo. Tenha certeza, que com o tempo muitas coisas, maravilhosas, vão vir em sua vida.

Já curtiu a página do blog no FacebookCurte aí!


Comentar via Facebook

Comentário(s)

5 comentários sobre “12 Passos para superar o fim do namoro

  1. Lívia Alli disse:

    adorei as dicas. é sempre uma fase MUITO dificil, a melhor dica é se desligar mesmo dele e de td que te lembra a pessoa e tentar seguir em frente

    http://www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

  2. Cleide disse:

    E quando se estuda em horário integral na mesma sala que o ex?! E você não pode trocar de sala e sua mãe não te tira da escola?! E eu não joguei nada fora pois momentos bons precisão ser lembrados, está tudo na casa de uma amiga, pra quando eu ficar de boa, eu pegar de volta. Daqui uns anos quem sabe! Mas e aí, hoje faz um mês que levei um pé na bunda (a desculpa foi que ele queria curtir a vida, beber e pegar putas) e com a volta das aulas voltei a ficar mal vendo ele todos os dias e ele nem aí.

    • Dose de Ilusão disse:

      Como eu disse “quem não é visto não é lembrado”, mas muitas vezes continuamos tendo uma convivência. É ficar muito mais difícil a superação do fim. Mas acho que temos que colocar na cabeça que acabou, e não tem volta. E lembra sempre porque o namoro chegou ao fim… E pode ter certeza, que o tempo curar tudo!

  3. Adoorei as diicas ! super uteis hahaha

    Beeijos, ♥ || INSTAGRAM: @luannaandrade_

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

  4. Joice Moura disse:

    Adorei o post, apesar de ser difícil superar, não é impossível. Beijos e te espero lá no blog.
    Dos Vinte Adiante

Deixe uma resposta